Perguntas e respostas sobre Ensino Híbrido

 





 1. Quais os benefícios do ensino híbrido?

O ensino híbrido se relaciona muito com a forma como aprendemos: "Falar em Educação híbrida significa partir do pressuposto de que não há uma única forma de aprender e, por consequência, não há uma única forma de ensinar. Existem diferentes maneiras de aprender e ensinar“.

 

Dessa forma, é um modelo que amplia as formas que o aluno tem para atingir aquele conhecimento. Além disso, permite o desenvolvimento de habilidades transversais ao currículo como autonomia e protagonismo na construção do conhecimento.

 

2. Qual é a função ou missão do professor no ensino híbrido?

Apesar do estudante ganhar protagonismo e autonomia, o professor não perde sua importância.

O professor continua sendo uma peça fundamental para a construção do conhecimento. Ele é mediador de todo o processo de aprendizagem dos alunos.

Com as dinâmicas dos modelos híbridos, o professor tem mais tempo para dedicar a tirar as dúvidas e fazer um acompanhamento próximo e individualizado, possibilitando a personalização do ensino – um dos objetivos do ensino híbrido.

 

3. Como funciona a sala de aula invertida?

Neste formato, o professor envia previamente para os alunos estudarem o conteúdo que será trabalhado em sala de aula.

Assim, os alunos usam o espaço da casa para fazer leitura de materiais e terem o contato inicial com o tema e, na escola com o professor e a turma, tiram dúvidas, resolvem atividades e aplicam aquele conhecimento de forma prática.

Há, portanto, uma inversão do que acontece tradicionalmente na escola e em casa, de onde surge o nome do modelo: sala de aula invertida.

4. Quais modelos de ensino híbrido são mais adequados à realidade brasileira?

Os três modelos mais conhecidos são chamados de: SUSTENTADOS tais como: 

- Sala de aula invertida;

- Laboratório rotacional
A turma é dividida em dois grupos. Uma parte realiza atividades de forma autônoma, com apoio de ferramentas digitais, e o outro fica em sala com o professor e tem a oportunidade de trabalharem mais próximos tirando dúvidas.

- Rotação por estações
Este modelo prevê que a sala seja dividida em estações de aprendizagem com propostas diferentes, mas que sejam complementares entre si.

Os alunos circulam por cada estação e o professor atua como mediador e intervém quando necessário.

5. Quais ferramentas para o ensino híbrido?

As ferramentas utilizadas para o ensino remoto podem ser aproveitadas para o ensino híbrido.

Utilizar ferramentas como o Google Drive, Flipboard, Padlet, Instagram, Facebook e outras que invadiram o planejamento escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação inclusiva Diferenças e interseções.